Workshop Indústria e Sustentabilidade: A Logística Reversa de Embalagens no Estado do Piauí

17
 de 
December
 de 
2023

No dia 17 de outubro de 2023, a Ferronorte Industrial esteve presente em workshop promovido pela FIEPI sobre Indústria e Sustentabilidade: A Logística Reversa de Embalagens no Estado do Piauí que contou com a participação de representantes do estado, de cooperativas, empresas geradoras de embalagens e teve como participação especial a empresa Re-conecta Soluções em Logística Reversa de Embalagens.

A logística reversa é uma abordagem estratégica que visa integrar o retorno de produtos e materiais ao ciclo produtivo, contribuindo para a sustentabilidade ambiental e o uso eficiente dos recursos. O Brasil enfrenta desafios significativos relacionados à gestão de resíduos sólidos, e as embalagens representam uma parcela considerável desse cenário. A logística reversa surge como uma solução para minimizar os impactos ambientais decorrentes do descarte inadequado de embalagens, proporcionando a coleta seletiva e o reaproveitamento desses materiais.

A implementação da logística reversa no Brasil ganhou impulso com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), instituída em 2010 e no Piauí virou pauta somente em janeiro de 2022 com o Decreto Estadual nº 20498. A PNRS estabelece a responsabilidade compartilhada entre fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes no ciclo de vida dos produtos que é uma estratégia adotada para definir metas e ações específicas para a logística reversa de embalagens em diferentes setores da indústria. Além dos ganhos ambientais, a logística reversa de embalagens no Brasil proporciona benefícios econômicos, promove a redução de custos na obtenção de matérias-primas virgens, incentiva a criação de empregos na indústria de reciclagem e impulsiona a economia circular.

Apesar dos avanços, a logística reversa de embalagens no Brasil enfrenta desafios significativos, como a falta de infraestrutura adequada, a conscientização limitada da população e a necessidade de aprimorar a colaboração entre os diversos atores envolvidos. A logística reversa de embalagens no Brasil é uma peça-chave na construção de uma economia mais sustentável e na preservação do meio ambiente. A implementação eficaz dessa prática requer a participação ativa de governos, indústrias, consumidores e demais stakeholders. Ao promover a responsabilidade socioambiental, a logística reversa não apenas atende às demandas regulatórias, mas também contribui para a construção de um futuro mais sustentável e consciente no Brasil.

O Brasil só reciclou 4% dos quase 82 milhões de toneladas de resíduos geradas em 2022, todo o resto foi parar em aterros controlados, lixões a céu aberto ou nas ruas e praças do país. Por isso, as metas definidas pela PNRS são de reciclagem de 25% dos resíduos sólidos, extinção de aterros sanitários e formalização de contratos com cooperativas e associações de catadores em 95% dos municípios até 2040. Para isso, todos precisam fazer a sua parte!

A Ferronorte apoia essa ideia, apoie você também.